OESTE POTIGUAR

ESTE BLOG VAI DESTACAR OS 62 MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO OESTE POTIGUAR – STPM JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH, JOTA JÚNIOR E JÚLIA MELISSA – MOSSORÓ-RN

SOBRE O RESPONSÁVEL DESTE BLOG

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STRR PMRN JOTA MARIA, NASCIDO NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN.AQUI OS OESTANOS VÃO CONHECER A HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO . OESTE POTIGUAR. TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE E OESTANO DO RIO GRANDE DO NORTE. SOU SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

BLOG OESTE POTIGUAR

BLOG OESTE POTIGUAR
TERRAS POTIGUARES NEWS

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEW - 8 BLOGS

SEGUIDORES DO BLOG OESTE POTIGUAR

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

ANTONIO RODRIGUES DE CARVALHO - EX-PREFEITO DE MOSSORÓ

Nasceu no sítio Capim Grosso, no atual município de Upanema, em 13 de junho de 1927, dia em que o bando de Lampião invadiu Mossoró. Devido a um erro, ele foi registrado como se tivesse vindo ao mundo em 13 de janeiro do mesmo ano. Seus pais eram o trabalhador braçal Luís Rodrigues de Carvalho e a lavadeira Cosma Martiniano de Carvalho.

O menino que viria a ser prefeito de Mossoró em dois mandatos chegou à cidade aos 7 anos, em 1934, trazido no lombo de um burro por tropeiros a pedido de duas irmãs que trabalhavam na cidade como empregadas domésticas.

O ex-prefeito cursou o primário em escolas públicas. Ao chegar ao antigo ginásio, ele se viu em dificuldades porque na década de 1930 apenas o Colégio Diocesano Santa Luzia oferecia o curso. Próximo ao então vereador Manoel João, Antonio Rodrigues de Carvalho mandou uma carta ao então governador Rafael Fernandes que conseguiu uma bolsa de estudo para ele. Ao concluir mais essa fase nos estudos, Antonio Rodrigues de Carvalho teve que se mudar para Natal para cursar o científico. Ele morou na Casa do Estudante e estudou no Ateneu, onde também foi professor.

Morador da Casa do Estudante, Antonio Rodrigues entrou para o movimento estudantil integrando a Associação Potiguar dos Estudantes. Logo sua boa oratória lhe fez chegar à política. Convidado para completar uma chapa para deputado estadual, ele chegou à Assembleia Legislativa aos 21 anos de idade.

Ao longo do primeiro mandato foi preciso conciliar os trabalhos legislativos com o curso de Direito em Maceió (o Rio Grande do Norte não oferecia estudos jurídicos na década de 1940) e as aulas no Ateneu.

O passo seguinte na carreira política foi chegar à Prefeitura de Mossoró. Ele sucedeu Jerônimo Vingt Rosado Maia (13/01/1918 – 02/02/1995), eleito em 5 de janeiro de 1958, pela legenda do PTB, tomando posse a 31 de março do mesmo ano, se tornando o mais jovem prefeito da segunda cidade do Rio Grande do Norte, aos 31 anos. Seu companheiro de administração foi o senhor JOAQUIM DA SILVEIRA BORGES FILHO (06/08/1908 – 21/05/1969). Após concluir o mandato, marcada pela vinda da fábrica de cimento, ele foi eleito deputado estadual pela quarta e última vez em 15 de novembro de 1966. Da Assembleia Legislativa, ele partiu para a maior proeza de sua carreira política: ser, em 1968, o último prefeito de Mossoró eleito sem o apoio da família Rosado.

Eram tempos do Regime Militar. Sem eleição direta para a escolha de governadores e prefeitos de capitais, a escolha do prefeito de Mossoró era o pleito mais importante do Rio Grande do Norte.

No pleito de 15 de novembro de 1968, de um lado estava Jerônimo Vingt-un Rosado Maia e do outro Antonio Rodrigues de Carvalho na mais emocionante e equilibrada eleição já vista em Mossoró. A disputa ficou conhecida como o embate do "Touro" (Vingt-un) e do "Capim"(Antonio) que venceu por 98 votos.Tomou posse em 31 de janeiro de 1968.Ao encerrar o mandato em 31 de janeiro de 1973, quando deu lugar aJerônimo Dix-huit Rosado Maia (21/05/1912 – 23/10/1996), Antonio Rodrigues largou a política para realizar o seu grande sonho: se formar em medicina. Aprovado no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ele se tornou médico no final dos anos 1970 e seguiu atuando como clínico geral até o seu falecimento.O ex-prefeito de Mossoró deixou dois filhos, três netos e a viúva Maria Augusta Filgueira.

ANTONIO RODRIGUES Morreu no dia 3 de dezembro de 2009, em Natal, vítima de problemas pulmonares e renais, o ex-prefeito de Mossoró Antonio Rodrigues de Carvalho. O sepultamento foi realizado no Cemitério Morada da Paz.Ele foi levado à capital do Estado para ser internado há mais de um mês, passando pelos hospitais São Lucas e do Coração

FONTE: JORNAL O MOSSOROENSE (17/10/1872, EDIÇÃO DO DIA 04/12/2009 E O LIVRO LEGISLATIVO E EXECUTIVO DE MOSSORÓ, NUMA VIAGEM MAIS DO QUE CENTENÁRIO, DE RAIMUNDO SOARES DE BRITO, COLEÇÃO MOSSOROENSE - 1985

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TERRAS POTIGUARES NEWS

TERRAS POTIGUARES NEWS
CRIADO EM 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO SPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR. COM 20 BLOGS, 1780 LINKS,UM ORKUT, UM TWITTER, UM MSN, UM YOUTUBE E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1806 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE E HUMILDADE

CÂMARAS MUNICIPAIS DA REGIÃO OESTE POTIGUAR

MUNICÍPIOS DO OESTE POTIGUAR

DOM JOSÉ TOMAZ

DOM JOSÉ TOMAZ
UM ALEXANDRIENSE A SERVIÇO DE DEUS

JOSÉ DAMIÃO

JOSÉ DAMIÃO
DE O MOSSOROENSE

FRANCISCO AIRES DE CARVALHO

FRANCISCO AIRES DE CARVALHO
PRIMEIRO PREFEITO DE ANTÔNIO MARTINS

PM ADAILTON CRISTINO DA SILVA

PM ADAILTON CRISTINO DA SILVA
RESPONSÁVEL PELO SITE QUE CONTÉM O BG PMRN VIRTUAL

MOSTREIRO SANTA CLARA

MOSTREIRO SANTA CLARA
MOSSORÓ

EM SUA OPINIÃO, QUAL É A MARAVILHA DA REGIÃO OESTE DO RN?

E. TORRES IMÓVEIS

E. TORRES IMÓVEIS
COMPRA - VENDA E ADMINISTRA - @ Tel.: 3329-1459 = 9291-7974 - 85539395 - 81895880 # EDSON TORRES - CRECI 14929