OESTE POTIGUAR

ESTE BLOG VAI DESTACAR OS 62 MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO OESTE POTIGUAR – STPM JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH, JOTA JÚNIOR E JÚLIA MELISSA – MOSSORÓ-RN

SOBRE O RESPONSÁVEL DESTE BLOG

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STRR PMRN JOTA MARIA, NASCIDO NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN.AQUI OS OESTANOS VÃO CONHECER A HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO . OESTE POTIGUAR. TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE E OESTANO DO RIO GRANDE DO NORTE. SOU SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

BLOG OESTE POTIGUAR

BLOG OESTE POTIGUAR
TERRAS POTIGUARES NEWS

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEW - 8 BLOGS

SEGUIDORES DO BLOG OESTE POTIGUAR

sábado, 26 de dezembro de 2009

RAIMUNDO NONATO DA SILVA

Nasceu em Martins/RN, em 18 de agosto de 1907, num dia de segunda-feira, sendo filho do casal lavrador João Cardoso da Silva e Ana de Lima e Silva. Desde muito cedo começou a trabalhar com os pais na lida do campo. Segundo seu depoimento: "A bem dizer, não cheguei a ter infância, nem conheci a mocidade, pois mal abri os olhos para o mundo, fui logo atirado aos rudes afazeres do campo, no trato da terra, na vida solta, no meio agreste de uma natureza madrasta; a fome rodava por perto, era raro o dia em que o fogo via a panela".

Em 1919, aos 12 anos de idade, era tangido pela grande seca que assolava a região, descendo a amada Serra do Martins, percorrendo o mesmo caminho de Lampião, até chegar a Mossoró. A "cidade grande" o deslumbra, mas não tem tempo para brincadeiras. Inicia sua vida como engraxate, ocupando também outros subempregos como varredor de hotel, carregador de cadeiras ou qualquer outra ocupação que lhe rendesse algum dinheiro. Não sabia ler; e foi com muita dificuldade que iniciou os estudos das primeiras letras e noções gramaticais, indispensáveis às necessidades educacionais. Com a ajuda de Raimundo Reginaldo da Rocha ingressou na Escola Normal de Mossoró de onde saiu professor primário na sua segunda turma em 1925, já com dezoito anos de idade. Ingressou no magistério público como professor e diretor de Grupos Escolares em São Miguel, Serra Negra, Apodi e Natal, onde serviu adido à Secretaria de Educação do Estado.

Sua atuação, quando fixando residência em Mossoró, foi das mais proveitosas nos círculos educacionais, intelectuais e jornalísticos. Exerceu magistério secundário na Escola Normal, Colégio Diocesano Santa Luzia, no Sagrado Coração de Maria e na Escola Técnica de Comércio União Caixeiral. Foi colaborador da imprensa local, ora escrevendo artigos, comentários, ora versejando com sua revelação poética que somente mais tarde seria descoberta.

Formado em Direito pela Faculdade de Alagoas, ingressou no Ministério Público, sendo nomeado Juiz de Direito da Comarca de Apodi, em cuja função se aposentou. Em 1962 foi morar no Rio de Janeiro, mas nunca esqueceu a sua terra adotiva. Sempre que podia, voltava a Mossoró para encontrar os amigos e rever a cidade, principalmente nas festas de 30 de setembro, que é a maior festa cívica de Mossoró. Além de professor, magistrado e jornalista, tornou-se cronista, historiador, escritor e poeta, possuindo uma bagagem literária que o fez um dos grandes da literatura potiguar.

Quando questionado de como tinha se tornado escritor, respondeu:

" - Desde o tempo de estudante que eu frequentava umas pequenas tipografias. Eu vivia lá por dentro e rascunhava umas cronicazinhas e depois uns jornalzinhos de festas, levando pancada e bengalada , porque a gente bolia com os namoros, depois dentro do próprio O Mossoroense com outro jornalzinho, depois dentro do Correio do Povo, com jornal mais sério, "O Correio Festivo", com o Américo de Oliveira Costa, onde nós fomos ameaçados de umas pauladas, por termos bolido com o namoro de alguém e o Américo foi procurar o juiz para garantir. De forma que vem desse tempo o começo. O livro, cronicazinha, livro mesmo sério, eu publiquei o meu. Sério é a forma de dizer quando publiquei o "Quarteirão da Fome".

Raimundo Nonato era membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Federação das Academias de Letras do Brasil, Instituto Genealógico Brasileiro de São Paulo, Associação Brasileira de Escritores, Sindicado dos Advogados do Brasil, Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro, Associação dos Professores do Rio Grande do Norte, Associação Brasileira de Imprensa, Sindicado dos Jornalistas Liberais da Guanabara, Sociedade Brasileira de Folclore de Natal e Instituto Cultural do Oeste Potiguar de Mossoró. Deixou mais de oitenta livros publicados de fundo literário, histórico e biográfico.

Morreu no Rio de Janeiro em 22 de agosto de 1993, quatro dias após seu aniversário de 86 anos de idade. Num artigo publicado em 30 de setembro daquele ano, intitulado "Bilhete a Nonato", o historiador Raimundo Soares de Brito se despede do amigo dizendo: "Enquanto houver um 30 de setembro, você estará aqui conosco marcando presença em espírito na memória dos seus amigos que são inumeráveis. Ficará para sempre porque você deixou o seu nome indelevelmente gravado nas pedras das ruas de Mossoró. Nas pedras e nos corações dos habitantes dessa Mossoró que você tanto amou. Boa viagem, meu velho companheiro e até o próximo "trintão", se Deus quiser..."
FONTE - GERALDO MAIA, JORNAL O MOSSOROENSE (17/10/1872), EDIÇÃO DIA 27/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TERRAS POTIGUARES NEWS

TERRAS POTIGUARES NEWS
CRIADO EM 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO SPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR. COM 20 BLOGS, 1780 LINKS,UM ORKUT, UM TWITTER, UM MSN, UM YOUTUBE E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1806 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE E HUMILDADE

CÂMARAS MUNICIPAIS DA REGIÃO OESTE POTIGUAR

MUNICÍPIOS DO OESTE POTIGUAR

DOM JOSÉ TOMAZ

DOM JOSÉ TOMAZ
UM ALEXANDRIENSE A SERVIÇO DE DEUS

JOSÉ DAMIÃO

JOSÉ DAMIÃO
DE O MOSSOROENSE

FRANCISCO AIRES DE CARVALHO

FRANCISCO AIRES DE CARVALHO
PRIMEIRO PREFEITO DE ANTÔNIO MARTINS

PM ADAILTON CRISTINO DA SILVA

PM ADAILTON CRISTINO DA SILVA
RESPONSÁVEL PELO SITE QUE CONTÉM O BG PMRN VIRTUAL

MOSTREIRO SANTA CLARA

MOSTREIRO SANTA CLARA
MOSSORÓ

EM SUA OPINIÃO, QUAL É A MARAVILHA DA REGIÃO OESTE DO RN?

E. TORRES IMÓVEIS

E. TORRES IMÓVEIS
COMPRA - VENDA E ADMINISTRA - @ Tel.: 3329-1459 = 9291-7974 - 85539395 - 81895880 # EDSON TORRES - CRECI 14929